Mundo

Onda de atentados no Iraque deixa pelo menos 46 pessoas mortas

Vinte e quatro pessoas morreram na explosão de ao menos sete carros-bomba com alguns minutos de intervalo em vários bairros de Bagdá

Agência France-Presse
postado em 15/01/2014 09:55
Bagdá - Ao menos 46 pessoas morreram nesta quarta-feira (15/1) em uma onda de atentados no Iraque, onde os níveis de violência dispararam há um ano, informaram as autoridades. Vinte e quatro pessoas morreram na explosão de ao menos sete carros-bomba com alguns minutos de intervalo em vários bairros de Bagdá, afirmaram fontes médicas e de segurança.

[SAIBAMAIS]A nordeste da capital, ao menos 16 pessoas morreram em um atentado suicida no funeral de um miliciano contrário à Al-Qaeda, acrescentaram as fontes. Um terrorista suicida detonou um cinturão de explosivos em um funeral em Bohroz, segundo um oficial da polícia da cidade próxima a Baquba, capital da província de Diyala. Além disso, seis pessoas, entre elas três soldados, morreram em ataques na cidade de Mosul (norte) e em suas imediações.



Entretanto, as forças governamentais continuam perdendo espaço na província de Al-Anbar para os jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL, vinculado à Al-Qaeda). Estes rebeldes tomaram o controle nas últimas semanas de vários setores de Ramadi, capital da província situada a 100 km de Bagdá, e controlam, junto com outros combatentes tribais antigovernamentais, a cidade de Fallujah, a 60 km de Bagdá.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação