Mundo

Repressão de manifestação na África do Sul deixa terceira vítima fatal

Segundo ministro da polícia, a vítima morreu em Mothotlung, perto de Brits, "aparentemente ao ser empurrada de um veículo antidistúrbios em movimento"

Agência France-Presse
postado em 15/01/2014 12:00
Joanesburgo - Uma terceira pessoa morreu nesta quarta-feira (15/1) na África do Sul na repressão de uma manifestação contra os cortes de água em Brits, uma região perto de Pretória, indicou a polícia. A vítima faleceu em Mothotlung, perto de Brits, "aparentemente ao ser empurrada de um veículo antidistúrbios em movimento", declarou o ministro da Polícia, Nathi Mthethwa, em um comunicado.

[SAIBAMAIS]O ministro deu os pêsames à família e pediu à inspeção da polícia (IPI) que "acelere e amplie sua investigação para incluir este novo incidente". "Precisamos obter respostas sobre as circunstâncias da morte destas três pessoas", indicou. Duas pessoas já haviam morrido na segunda-feira depois que a polícia sul-africana disparou, ao que parece, contra os manifestantes em um protesto por falta de água. A manifestação começou no domingo perto de Brits, uma localidade vizinha à bacia mineradora de Rustenburg, tristemente famosa pelo massacre de Marikana em agosto de 2012, quando a polícia matou 34 mineiros em greve.



Segundo os meios de comunicação, os vizinhos protestavam pela falta de água que sofrem há meses e ameaçavam atacar a prefeitura depois de terem incendiado pneus e lançado pedras. Nesta quarta-feira, a situação estava tranquila e os habitantes tiraram as barricadas das estradas, indicou um porta-voz da polícia, Sabata Mokgwabone.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação