Mundo

Drone de observação da ONU cai na República Democrática do Congo

O acidente ocorreu durante o pouso no aeroporto de Goma. Ninguém ficou ferido

Agência France-Presse
postado em 15/01/2014 12:35
Goma - Um dos drones de observação utilizados desde dezembro pela missão da ONU na República Democrática do Congo (Monusco) caiu nesta quarta-feira (15/1) no leste do país, sem deixar vítimas, informou as Nações Unidas. O acidente ocorreu por volta das 11h (7h de Brasília) durante o pouso no aeroporto de Goma, capital da província de Kivu do Norte, afirmou uma fonte da Monusco.

[SAIBAMAIS]"Estamos cientes do acidente de uma aeronave sem piloto que retornava de uma missão", confirmou à AFP o tenente-coronel Prosper Basse, porta-voz militar da Monusco, em uma coletiva de imprensa em Kinshasa. "Felizmente não houve feridos ou mortos", acrescentou. "Estamos investigando para esclarecer a causa técnica que provocou este acidente", disse o oficial. Segundo a fonte da MONUSCO, "parece ter sido um problema técnico".



No aeroporto, a MONUSCO não quis que os fotógrafos entrassem para constatar o estado do drone. "A aeronave ficou completamente destruída", afirmou à AFP um oficial da força aérea do Congo no aeroporto de Goma. O coronel não revelou o estado da aeronave. Disse, pelo contrário, que ainda "há uma em terra" e que haverão mais, referindo-se ao planejamento da MONUSCO de se equipar com um total de cinco drones antes do fim de março. A Monusco é a primeira força da ONU a utilizar drones.

Durante o lançamento, em dezembro, o chefe das operações de manutenção de paz da ONU declarou que estas aeronaves eram "um instrumento incomparável" para "poder enfrentar" numerosos grupos armados nas regiões de Kivu do Norte e Kivu do Sul. Os drones utilizados pela MONUSCO são fabricados pelo Selex ES, filial do grupo americano da aeronáutica e da defesa Finmeccanica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação