Mundo

Cerca de 245 mil sírios enfrentam escassez de alimentos, aponta ONU

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon também fez um apelo para os civis sírios, afirmando que a metade da população precisa de ajuda urgente

Agência France-Presse
postado em 15/01/2014 13:32
Cidade do Kuwait - Cerca de 245 mil sírios estão sitiados em seu próprio país e enfrentam dificuldades extremas, incluindo uma grave escassez de alimentos, denunciou nesta quarta-feira (15/1) no Kuwait Valerie Amos, coordenadora de Assuntos Humanitários da ONU.

[SAIBAMAIS]"Estou profundamente perturbada por informações persistentes sobre povoados sem comida em zonas sitiadas, onde vivem cerca de 245 mil pessoas", declarou Amos em conferência internacional de doadores para a Síria. "Crianças, mulheres e homens estão presos, famintos e doentes. E perderam toda a esperança na capacidade da comunidade internacional de ajudá-los", acrescentou.



O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também fez nesta quarta-feira um apelo de emergência para os civis sírios, afirmando que a metade da população precisa de ajuda urgente. Esta reunião é realizada uma semana antes da conferência de paz Genebra II que deve ajudar, segundo espera Ban Ki-moon, a "deter a violência" e a estabelecer "um governo de transição dotado de poderes executivos".

Desde o início da revolta pacífica contra o regime de Bashar al-Assad, em março de 2011, que se transformou em guerra civil, a violência na Síria deixou mais de 130.000 mortos e 2,4 milhões de refugiados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação