Mundo

Kerry lidera delegação dos EUA na Conferência de paz sobre a Síria

O regime sírio garante que não vai a Genebra "para entregar o poder a quem quer que seja, nem realizar transações com quem quer que seja"

Agência France-Presse
postado em 15/01/2014 19:26
O secretário de Estado americano, John Kerry, vai liderar a delegação dos Estados Unidos na Conferência de Paz sobre a Síria, que acontece na Suíça em 22 de janeiro, anunciou o Departamento de Estado nesta quarta-feira (15/1).

O objetivo da conferência "Genebra II" é reunir representantes do regime e da oposição sírios para buscar uma solução política para o conflito nesse país e que já se arrasta há quase três anos.

O regime sírio garante que não vai a Genebra "para entregar o poder a quem quer que seja, nem realizar transações com quem quer que seja" e que cabe ao presidente Bashar al-Assad fazer a transição, caso um acordo seja alcançado na Suíça.


Já a oposição está profundamente dividida sobre o tema e decidirá até sexta-feira se participa, ou não, do encontro.

"Partimos do princípio de que (a oposição) irá. Não me atrevo a imaginar o que vai acontecer se não for", declarou a porta-voz adjunta do Departamento de Estado, Marie Harf.

[SAIBAMAIS]Marie acrescentou que o embaixador americano na Síria, Robert Ford, está em Istambul para tentar convencer a oposição a participar.

"Não é apenas do nosso interesse. Também é do interesse deles e do interesse do povo sírio que (a oposição) vá", acrescentou Harf.

"Genebra II" deve retomar as linhas gerais de um acordo internacional sobre uma transição política na Síria, assinado em 30 de junho de 2012 em Genebra, mas que nunca saiu do papel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação