Mundo

Diretora do FMI alerta sobre risco de deflação em países ricos

Lagarde considerou que o crescimento mundial "ainda emperrado em primeira marcha (...) se reforçará em 2014"

Agência France-Presse
postado em 15/01/2014 20:38
A diretora gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, alertou nesta quarta-feira (15/1) que os países industrializados apresentam riscos de deflação.

Em um discurso em Washington, Lagarde considerou que o crescimento mundial "ainda emperrado em primeira marcha (...) se reforçará em 2014".

Contudo, nos países industrializados há "riscos crescentes de deflação que poderiam ser desastrosos para a recuperação" das economias, acrescentou.

"Isso significa que os bancos centrais deveriam se voltar a uma política monetária mais convencional apenas quando um crescimento robusto estiver instalado com firmeza", opinou a líder do FMI.



Na zona do euro, onde "o nível elevado de desemprego ainda é preocupante", a política monetária "ainda poderia fazer mais", disse Lagarde.

A diretora do Fundo afirmou que será necessário permanecer vigilante frente aos riscos de volatilidade no mercado financeiro e nos países emergentes.

"A reação à redução das recompras de ativos do Federal Reserve norte-americano (decidida em meados de dezembro) foi tranquila até o momento e isso é uma boa notícia, mas ainda é preciso prever agitações", alertou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação