Agência France-Presse
postado em 16/01/2014 10:11
Moscou - A Rússia negou nesta quinta-feira (16/1) que tenha uma agenda oculta sobre a Síria no início de uma nova rodada de diplomacia de crise com os ministros das Relações Exteriores de Irã e Síria antes da conferência Genebra II para buscar uma solução política ao conflito.O chefe da diplomacia do Irã, Mohamad Javad Zarif, chegou na noite de quarta-feira (15/1) à capital russa no mesmo avião que seu colega sírio, Walid Muallem. Zarif se reuniu nesta quinta-feira (16) com o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, que na sexta-feira (17/1) receberá Muallem separadamente.
Os três países estão trabalhando para alcançar uma posição comum que mantenha o presidente Bashar al-Assad no poder depois de negociações na próxima semana. O embaixador do Irã na Rússia, Mehdi Sanaie, declarou à agência russa Interfax que três diplomatas se unirão às negociações durante o esta quinta (16).
"Isto não significa que tenhamos um projeto (de paz) tripartite", declarou Lavrov aos jornalistas depois de negociações com Zarif. "Não temos nada a esconder", acrescentou Lavrov. "Não temos nenhuma agenda oculta". Zarif também se encontrará nesta quinta-feira (16) com o presidente russo Vladimir Putin para falar sobre uma contenção do programa iraniano.
Estas reuniões em Moscou ocorrem menos de uma semana antes da conferência de paz chamada Genebra II, que tentará reunir representantes do poder sírio e da oposição para buscar alcançar uma solução política ao conflito que, segundo uma ONG síria, já deixou mais de 126.000 mortos em menos de três anos.