Mundo

Polícia mexicana detém suposto chefe local do cartel em Michoacán

Na região foi mobilizada uma grande operação de segurança para frear a violência que aumentou nas últimas semanas

Agência France-Presse
postado em 16/01/2014 10:57
Morelia - Policiais mexicanos detiveram na quarta-feira (15/1) um suposto chefe local do cartel Os Cavaleiros Templários na região de Michoacán (oeste), onde foi mobilizada uma grande operação de segurança para frear a violência que aumentou nas últimas semanas, informaram fontes oficiais.

"Elementos da polícia federal capturaram Joaquín Negrete de posse de uma arma e carregadores no município de Los Reyes", declarou em uma mensagem aos meios de comunicação o secretário-executivo do Sistema Nacional de Segurança Pública, Monte Alejandro Rubido, na cidade de Morelia, capital de Michoacán.

O funcionário não identificou a qual grupo criminoso o suspeito pertenceria, mas afirmou que ele é vinculado ao assassinato de quatro pessoas em Tepalcatepec, em junho passado, e de sete policiais em Los Reyes, ambas localidades de Michoacán.



Um comando da base militar de Michoacan, que pediu o anonimato, declarou à AFP que Negrete era o chefe local de Os Cavaleiros Templários no município de Los Reyes, de 65.000 habitantes.

O governo mexicano mobilizou milhares de militares e policiais em Michoacán para frear a violência gerada pelo confronto entre Os Cavaleiros Templários e as autodefesas, as milícias criadas por vizinhos de comunidades rurais que pegaram em armas contra o narcotráfico.

Os Cavaleiros Templários são considerados o cartel dominante em Michoacán, um dos principais pontos de plantação de maconha e fabricação de drogas sintéticas do México, e é liderado por Servando Gómez, conhecido como "La Tuta".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação