Mundo

Primeiro-ministro de Israel denuncia 'hipocrisia' da UE sobre colônias

A convocação aconteceu após o anúncio recente da construção de 1.800 novas casas nas colônias da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental

Agência France-Presse
postado em 16/01/2014 18:18
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, criticou a União Europeia nesta quinta-feira (16/1), depois que alguns países convocaram os embaixadores israelenses para explicações.

A convocação aconteceu após o anúncio recente da construção de 1.800 novas casas nas colônias da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental.

"Isso é hipocrisia. A União Europeia convoca embaixadores por causa da construção de algumas casas? Quando a União Europeia convocou embaixadores palestinos por causa dos apelos pela destruição de Israel?", atacou Netanyahu, na conversa com correspondentes estrangeiros.

"É hora de por um fim a essa hipocrisia", afirmou. "Esse ;dois pesos e duas medidas; não ajuda a paz, acho que isso a repele", completou.


O governo Netanyahu anunciou planos para a construção de novas moradias nas colônias apenas alguns dias depois da última visita do secretário de Estado americano, John Kerry. Desde julho, Kerry tenta convencer palestinos e israelenses a aderir a um acordo de paz.

Nesta quinta-feira, os embaixadores israelenses creditados em Londres, Roma e Paris foram convocados "em sinal de protesto", após os anúncios sobre a colonização, informou o porta-voz do Ministério israelense das Relações Exteriores, Yigal Palmor.

O chefe do serviço diplomático do Foreign Office britânico, Simon Fraser, explicou ao embaixador "que as negociações (entre israelenses e palestinos) em andamento representam uma oportunidade única para por fim ao conflito de uma vez por todas" e que os "anúncios sobre as colônias tinham um impacto negativo", disse à AFP um porta-voz do Foreign Office.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação