Mundo

Fed bem preparado para redução de estímulos, diz presidente do banco

A duas semanas do final de sua presidência, Bernanke minimizou novamente os temores de uma fonte de pressões inflacionárias desenvolvidas com cinco anos de políticas de dinheiro fácil

Agência France-Presse
postado em 16/01/2014 19:26
O presidente do Federal Reserve Ben Bernanke disse nesta quinta-feira (16/1) que o banco central dos Estados Unidos está bem preparado para lidar com qualquer risco de seu programa de estímulo, como maior inflação e bolhas de ativos.

A duas semanas do final de sua presidência - que incluiu enfrentar a maior crise econômica desde 1930 - Bernanke minimizou novamente os temores de uma fonte de pressões inflacionárias desenvolvidas com cinco anos de políticas de dinheiro fácil.

Ele também disse que o Fed não acredita que os preços das ações e dos imóveis vão explodir, apesar das fortes altas, no ano passado, nesses mercados.

"Desenvolvemos todas as ferramentas que precisamos para administrar taxas de juros, endurecer a política monetária, mesmo se a folha continuar a mesma ou se tornar maior", disse ele em um debate sobre o banco central na Brooking Institution.

Ele se referia aos mais de um trilhão de dólares de compras de títulos do quantitative easing com as quais o Fed manteve baixas as taxas de juros a longo pazo.

"Isso significa que podemos ter uma política monetária normalmente e evitar riscos de inflação excessiva e outros problemas", disse ele.

"Enquanto isso, é claro, sempre é possível para o Fed aumentar as taxas cedo ou tarde demais. Eu acredito que temos inúmeras ferramentas, agora, neste ponto".



Bernanke, que deixará o Fed no dia 31 de janeiro após oito anos como presidente, disse que ele não considera a inflação como uma preocupação, apontando os dados do índice de preços ao consumidor, divulgados nesta quinta-feira, que mostraram que os preços permaneceram controlados, com a inflação atingindo 1,5% no ano passado.

"Aqueles que disseram, pelos últimos cinco anos, que estávamos à beira da hiperinflação, eu acredito que podemos apontar para o dados do IPC desta manhã".

Sobre o ativos inflados, Bernanke disse que o Fed é "extraordinariamente sensível" para o risco depois da crise financeira, que começou com o estouro de uma enorme bolha de preços dos imóveis.

Mas, ao invés de tentar estourar bolhas com taxas de juros, Bernanke disse que o Fed está usando, na linha de frente, supervisão, regulação e outras ferramentas micro-econômicas para garantir que a ameça seja mínima.

"Os mercados atualmente parecem estar dentro das métricas das avaliações do mercado, parecem estar dentro das faixas históricas", disse ele, acrescentando que o sistema financeiro é forte e os bancos estão bem capitalizados.

"Não acreditamos que as preocupações com a estabilidade financeira, a este ponto, diminuam a necessidade de acomodação da política monetária, que continuamos oferecendo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação