Mundo

Temperaturas elevadas provocam incêndios e deixam um morto na Austrália

As previsões são de que as condições meteorológicas devem piorar: para esta sexta, são esperados 43 graus em Melbourne

Agência France-Presse
postado em 17/01/2014 07:39
Um helicóptero despeja água sobre um incêndio florestal de queimação nos Grampians mata nativa no estado australiano sudeste de Victoria, oeste de Melbourne

Sydney -
Dezenas de incêndios continuam arrasando nesta sexta-feira (17/1) o sul da Austrália, e causaram a morte de uma pessoa, e as previsões são de que as condições meteorológicas devem piorar. Um corpo foi achado em uma casa da região dos montes Grampians, oeste do estado de Victoria, cuja capital, Melbourne, registrou esta semana temperaturas excepcionalmente elevadas para um verão austral.

[SAIBAMAIS]O incêndio nesta zona montanhosa a oeste de Melbourne destruiu 21 mil hectares, e levou à evacuação de habitantes e turistas. "Há fumaça por toda parte, e uma nuvem enorme que dá a impressão de que explodiu uma bomba atômica no alto da montanha", explicou à Australian Associated Press Rohan McDonald, proprietário de um camping turístico.



"Os incêndios serão muito intensos e erráticos ao longo do dia", afirmou, por sua vez, Craig Lapsley, chefe dos bombeiros do estado de Victoria. Para esta sexta, são esperados 43 graus em Melbourne, onde as partidas do Aberto da Austrália ao ar livre foram suspensas na véspera.

O fogo na parte norte dos montes Grampians, uma cadeia de montanhas a oeste de Melbourne destruiu mais de 21 mil hectares e forçou o deslocamento de centenas de moradores e turistas, especialmente no resort turístico de Halls Gap, perto do parque nacional. "Eles começaram a partir ontem (quinta-feira) à noite, quando viram a luz vermelha no topo das colinas", declarou ao Australian Associated Press Rohan McDonald, proprietário do acampamento Halls Gap Lakeside Tourist Park. "Havia fumaça por toda parte, uma espessa nuvem que dava a impressão de que uma bomba atômica havia explodido no topo da montanha", acrescentou.


"O fogo continua muito intenso e irregular no período da tarde", advertiu Craig Lapsley, chefe do serviço de combate aos incêndios em Victoria. Nesta sexta à tarde, um incêndio particularmente violento gerou uma coluna composta de gases quentes, fumaça, cinzas e outros detritos transportados pelos ventos, que por sua vez acenderam outros incêndios na área.

Testemunhas compararam a fumaça espessa a uma neblina. Craig Lapsley estima que os quatro dias consecutivos de calor intenso criaram as condições semelhantes às que precederam o imenso incêndio mortal de fevereiro de 2009, em que 173 pessoas foram mortas.


As autoridades locais contabilizaram 57 incêndios que continuavam no estado de Victoria, incluindo sete listadas como de "emergência". O ministro das Situações de Emergência desse estado, Kim Wells, pediu aos moradores para que permaneçam atentos a possíveis chamadas de evacuação.

"Se o alerta for grave, extremo ou passar para o vermelho, você estará arriscando sua vida e a de sua família, se optar por ficar. A mensagem é muito clara: é preciso partir para sobreviver", alertou.

No vizinho estado de Austrália Meridional, duas casas foram destruídas em uma região de vinhedos e os bombeiros temiam tempestades durante as próximas horas.


Em ambos os estados, o calor causou mal-estar, desidratação e insolação. "Durante uma hora esta manhã, recebemos casos de desconforto pericárdio a cada seis minutos", indicou o chefe dos serviços de ambulância em Victoria, Paul Holman. O termômetro chegou a marcar 43,9; C nesta sexta-feira à tarde, mas baixou para os 30; no início da noite. Em Adelaide, a capital do estado da Austrália Meridional, chegou a 42,7;, mas baixou lentamente à noite.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação