Mundo

Estados Unidos dizem que Irã continua em busca de material nuclear

Teerã está, "sem dúvida, à procura de maneiras de adquirir material para seu programa nuclear", declarou funcionário que não quis se identificar

Agência France-Presse
postado em 17/01/2014 14:20
Viena - O Irã continua a se esquivar das sanções para obter material para seu programa nuclear, indicou nesta sexta-feira (17/1)um alto funcionário americano durante um giro europeu destinado a acalmar o entusiasmo empresarial por negócios no Irã.

Teerã está, "sem dúvida, à procura de maneiras de adquirir material para seu programa nuclear", declarou o funcionário que não quis se identificar.

"Temos visto há muitos anos que os iranianos tiram proveito das relações comerciais e financeiras legítimas para adquirir sub-repticiamente o material necessário para seus programas nucleares e de mísseis balísticos, a fim de facilitar o seu apoio ao terrorismo" disse.

[SAIBAMAIS]Assim, qualquer empresa "responsável" deve pensar duas vezes antes de tentar fazer negócios com o Irã, quando a República Islâmica beneficiar do abrandamento das sanções como parte do acordo nuclear com as potências mundiais.

Leia mais informações em Mundo

Sob este acordo provisório alcançado em Genebra, em novembro, o Irã deve congelar por seis meses a partir de segunda-feira todas as suas atividades nucleares em troca de um alívio das sanções entre 6 e 7 bilhões de dólares, de acordo com os Estados Unidos.

Nesse período, durante o qual o Irã perderá cerca de 30 bilhões de dólares em receitas do petróleo, Teerã e as potências vão procurar alcançar um acordo de longo prazo para acabar com o longo impasse sobre suas atividades nucleares.

Segundo a imprensa, desde o acordo de novembro, muitas empresas ocidentais têm tentado fazer negócios com o país.

Mas o alto funcionário americano lembro que a maioria das sanções continuarão em vigor. "Há um pouco de entusiasmo na comunidade empresarial sobre a perspectiva de fazer negócios no Irã. Uma das minhas metas (desta viagem) é moderar o entusiasmo com uma dose de realidade", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação