Mundo

Presidente ucraniano promulga novas leis contra manifestações

"O chefe de Estado promulgou algumas leis" votadas na quinta pelo Parlamento ucraniano relativas a esse tema, anunciou o gabinete de Yanukovytch

Agência France-Presse
postado em 17/01/2014 19:00
Kiev - O presidente ucraniano, Viktor Yanukovytch, promulgou nesta sexta-feira (17/1) novas leis com o objetivo de limitar as manifestações, apesar dos protestos da oposição e dos países ocidentais.

"O chefe de Estado promulgou algumas leis" votadas na quinta pelo Parlamento ucraniano relativas a esse tema, anunciou o gabinete de Yanukovytch.

O presidente também destituiu o chefe do gabinete, Sergiy Liovochkine, acrescentou a fonte. Horas antes da decisão presidencial, o secretário americano de Estado, John Kerry, qualificou as leis aprovadas pelo Parlamento da Ucrânia de "antidemocráticas e ruins".

Leia mais notícias em Mundo

A líder opositora presa Yulia Timoshenko e várias ONGs ocidentais denunciaram nesta sexta a instauração de uma "ditadura na Ucrânia".

"Estas leis, se forem promulgadas pelo presidente Viktor Yanukovytch, impedirão qualquer manifestação de desobediência civil, abrirão o caminho para a repressão e transformarão a Ucrânia em uma ditadura", denunciou a ONG Transparência Internacional em um comunicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação