Mundo

Chanceleres dos EUA, México e Canadá discutem comércio e energia

"Somos três nações separadas por fronteiras pacíficas, somos vizinhos, sócios e estamos juntos para enfrentar nossos desafios", disse Kerry após a reunião

Agência France-Presse
postado em 17/01/2014 19:25
Washington - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, se reuniu nesta sexta-feira (17/1) em Washington com seus homólogos do México e Canadá para discutir a segurança, energia e trocas comerciais, antes da cúpula norte-americana que acontecerá em fevereiro.

"Somos três nações separadas por fronteiras pacíficas, somos vizinhos, sócios e estamos juntos para enfrentar nossos desafios", disse Kerry após a reunião. "Acreditem, isso é algo que não acontece todos os dias em todas as partes do mundo", comemorou o secretário de Estado.

Kerry revisou junto com o mexicano José Antonio Meade e o canadense John Baird a colaboração dos três países sobre segurança internacional e programas de ajuda sanitária e humanitária na região. Contudo, no centro das discussões esteve o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, em inglês), que completou 20 anos em janeiro.

"O livre comércio funciona (...), é o ingrediente principal para a prosperidade compartilhada, o crescimento compartilhado e a segurança compartilhada", disse Kerry.

Baird comemorou o "absoluto sucesso" do acordo comercial, mas destacou também a "fortalecida relação política" entre os três países que deixou como efeito secundário e que "nos leva mais longe e mais rápido do que qualquer pessoa teria aspirado há 20 anos".

Para Meade, a reunião foi "muito boa" para o México e serviu para discutir esforços dos três governos para transformar a América do Norte na região "mais competitiva e dinâmica" do mundo.

Com mão de obra qualificada e competitiva, vantagens de transporte e logística, economias de escala e um marco regulatório eficiente, o Nafta gerou por anos, trabalho e prosperidade na América do Norte, disse o chanceler mexicano.

"Sabemos que devemos conquistar novas áreas de oportunidade que nos desafiam. Devemos colaborar mais em educação, ciência, tecnologia e inovação", afirmou.

Leia mais notícias em Mundo

As discussões nesta sexta-feira sobre aspectos do acordo sobre segurança, fronteira, energia, normas, investimentos e infraestrutura fazem parte dos esforços para relançar a iniciativa, que abarca uma área de 450 milhões de habitantes.

Segundo Kerry, o próximo passo "pós-Nafta" é a integração na Associação Transpacífico (TPP, em sua sigla em inglês), em que 11 países de ambas as margens do Pacífico negociam, incluindo o México, Estados Unidos e Canadá.

"Assim, acredito que não temos que abrir o Nafta per se para conquistar o que queremos conseguir", disse. Meade concordou com seu anfitrião, mas pediu para "construir" sobre o acordo para "revitalizar a ideia de uma América do Norte dinâmica".

Um aspecto relevante é a integração energética, que pede uma revisão em meio ao renascimento que a região vive, após as novas descobertas de petróleo e gás nos Estados Unidos e no Canadá e a recente aprovação no México de uma reforma que abre o setor à iniciativa privada.

Todos esses pontos serão discutidos na cúpula que acontecerá em fevereiro. O presidente do México, Enrique Peña Nieto, receberá no dia 19 de fevereiro em Toluca, o norte-americano Barack Obama e ao primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper.

A última reunião dos três países que formam o Nafta foi em 2012 em Washington. Após a reunião, Kerry teve encontros bilaterais com Baird e Meade, que deve voltar nesta sexta-feira ao México, segundo fontes diplomáticas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação