Mundo

ONU denuncia massacres e existência de crianças-soldado no Sudão do Sul

Agência da ONU para a Infância, Unicef, disse que também tem "relatórios de credibilidade de que há crianças participando do conflito", embora não tenha fornecido dados

Agência France-Presse
postado em 17/01/2014 19:36
Juba - O subsecretário-geral da ONU para os Direitos Humanos, Ivan Simonovic, afirmou que há crianças-soldado combatendo no Sudão do Sul e denunciou massacres.

"As informações que nos chegam indicam massacres, execuções extrajudiciais, destruições em grande escala, saques e o recrutamento de crianças-soldado", declarou à imprensa o enviado da ONU em uma visita ao Sudão do Sul.

A agência da ONU para a Infância, Unicef, disse que também tem "relatórios de credibilidade de que há crianças participando do conflito", embora não tenha fornecido dados. A ONU acusa as forças do presidente Salva Kiir e do ex-vice-presidente Riek Machar de cometer atrocidades no conflito, que começou no dia 15 de dezembro.

"Ouvimos que estão recrutando crianças no chamado Exército Branco", acrescentou Simonovic, referindo-se a uma milícia que devastou o estado de Jonglei (leste) nos combates travados junto com soldados amotinados leais a Machar na cidade de Bor, em poder dos rebeldes.

As organizações de ajuda humanitária indicam em 10.000 o número de pessoas mortas nos combates, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, advertiu ambos os lados de que serão considerados "responsáveis".

Simonovic disse que é necessário que sejam prestadas contas por todas as violações dos direitos humanos cometidas. A ONU também considerou possível nesta sexta-feira que, no final do mês, mais de 100.000 sul-sudaneses tenham fugido para campos de refugiados em países próximos, como consequência da violência.

Leia mais notícias em Mundo

Mais de 86 mil pessoas já cruzaram as fronteiras desta jovem nação desde o início do conflito, e cerca de 468 mil estão deslocadas no interior do país, segundo a ONU. No plano militar, o Exército disse ter perdido contato com suas forças na cidade petroleira de Malakal, que pode ter sido tomada pela rebelião.

Ivan Simonovic viajou a Bentiu, no estado da Unidade (norte), reconquistado na semana passada pelo Exército regular. Citado na quinta pela missão da ONU no Sudão do Sul, ele falou de "uma cidade fantasma" e disse que viu corpos de pessoas que tiveram as mãos atadas antes de serem executadas

"Quando algum grupo retoma o controle de Bentiu, comete violações dos direitos humanos e mata civis", declarou Simonovic. Somam-se ao conflito político atos de violência entre os grupos étnicos do presidente Kiir e Machar. Bentiu e Malakal, na província petroleira do Alto Nilo (nordeste) são as cidades mais afetadas por combates.

Muitos moradores de Malakal tentam chegar ao Sudão, país do qual o sul se tornou independente em julho de 2011 após uma longa guerra civil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação