Mundo

Presidente da Colômbia acredita em acordo com Farc ainda em 2014

Governo de Santos mantém diálogos de paz com as Farc, com a mediação de Havana

Agência France-Presse
postado em 17/01/2014 19:39
Bogotá - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse nesta sexta-feira (17/1) que espera concluir as negociações de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ainda em 2014, mas pôs em dúvida que a assinatura dos acordos aconteça antes da eleição presidencial em maio.

"Estou convencido de que se a vontade das partes se mantiver, conseguiremos a paz. Uma paz que vai mudar esse país. Eu espero, claro, que terminemos essa negociação este ano", disse Santos, em entrevista a uma rádio.

"Algumas pessoas me perguntam se eu acho que vamos acabar antes da eleição presidencial. Eu digo que duvido que terminemos, mas, sim, acredito que podemos avançar muito mais do que avançamos até o momento, de agora até a eleição presidencial", completou o presidente.

leia mais notícias em Mundo

"Cautelosamente otimista" quanto aos diálogos com a guerrilha, Santos tentará a reeleição no pleito de 25 de maio. Segundo ele, sua principal motivação para buscar um segundo mandato é alcançar um acordo de paz com as Farc.

O governo de Santos mantém diálogos de paz com as Farc, com a mediação de Havana, desde novembro de 2012. Atualmente, as delegações discutem o terceiro de cinco pontos da agenda: as drogas ilícitas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação