Mundo

Obama viaja a Bruxelas em março para cúpula EUA-União Europeia

A cúpula será uma oportunidade para Barack Obama responder às expectativas da União Europeia sobre o restabelecimento da confiança

Agência France-Presse
postado em 17/01/2014 20:57
O presidente americano, Barack Obama, estará em Bruxelas no próximo dia 26 de março para participar da cúpula Estados Unidos-União Europeia, disse à AFP uma fonte da UE.

Obama se encontrará com os presidentes do Conselho da UE, Herman van Rompuy, e da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.

A cúpula será uma oportunidade para Barack Obama responder às expectativas da União Europeia sobre o restabelecimento da confiança, afetada pelas revelações de um amplo programa de espionagem americano contra líderes europeus.



Obama anunciou nesta sexta-feira (17/1) sua intenção de reduzir os poderes da Agência de Segurança Nacional (NSA), reformulando o sistema de monitoramento eletrônico, mas sem renunciar a estas informações, e prometeu que não espionará mais os líderes dos países amigos.

A Comissão Europeia saudou tais compromissos como "um passo na boa direção", e pediu sua efetiva aplicação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação