Mundo

Diplomata iraniano é assassinado a tiros durante ataque no Iêmen

Atentado aconteceu em Sana, a capital iemenita

Agência France-Presse
postado em 18/01/2014 11:10
Sana - Um diplomata iraniano no Iêmen foi assassinado a tiros em Sanaa, informaram fontes médicas e policiais na capital iemenita. Esse foi o primeiro assassinato de um diplomata iraniano no Iêmen, em um contexto de tensões religiosas neste país.

O Irã, um país de maioria xiita, é acusado de ajudar a rebelião xiita zaidita em sua luta contra os fundamentalistas sunitas apoiados pela Al-Qaeda no norte do país. Ainda não se sabe o que motivou o ataque, e a Chancelaria iraniana não respondeu às tentativas de contato.

"O diplomata iraniano não resistiu aos ferimentos" sofridos depois de um ataque em Hadda, bairro onde ficam concentradas representações diplomáticas no sul da capital, declarou a fonte ao hospital para onde a vítima foi levada.

Essa fonte indicou que o diplomata Ali Asghar Assadi tinha sido "atingido nas costas, no abdômen e no estômago". "Ele ingressou na sala de cirurgias, depois, foi transferido para a unidade de tratamento intensivo, e morreu", acrescentou.

Leia mais notícias em Mundo

Uma fonte da polícia havia dito antes à AFP que "homens armados circulando em uma caminhonete atiraram três vezes na direção do diplomata no momento em que saía da casa do embaixador do Irã, perto de um centro comercial em Hadda".

O diplomata foi apresentado por um chefe da Polícia de Hadda como "responsável financeiro da embaixada do Irã". Outro diplomata iraniano, Nur-Ahmad Nikbakht, foi sequestrado em julho em Sanaa por supostos membros da Al-Qaeda, segundo fontes tribais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação