Agência France-Presse
postado em 18/01/2014 14:11
Damasco - Um campo de refugiados palestinos em Damasco, cercado há dias pelo Exército sírio, recebeu ajuda alimentar neste sábado, indicaram fontes palestinas e um veículo de imprensa oficial. No dia 10 de janeiro, uma ONG havia indicado que, nos últimos três meses, mais de 40 refugiados palestinos do campo de Yarmouk tinham morrido de fome ou por falta de tratamento médico. Parte do campo está sob controle dos rebeldes há um ano."Um primeiro carregamento com ajuda alimentar chegou nesta manhã e a distribuição para os habitantes começou", declarou à AFP Anwar Abdel Hadi, integrante da Organização pela Libertação da Palestina. A imprensa estatal síria também anunciou a chegada da ajuda ao campo, citando uma outra autoridade palestina.
[SAIBAMAIS]O porta-voz da agência da ONU para os refugiados palestinos, Chris Gunness, disse à AFP que a UNRWA tinha enviado 200 pacotes de alimentos para que fossem entregues aos habitantes do campo, mas não soube informar se foi essa ajuda que chegou aos refugiados.
Leia mais notícias em Mundo
"As autoridades sírias buscaram o apoio da UNRWA", disse, "e a UNRWA respondeu positivamente, doando os pacotes com alimentos --não por meio de facções palestinas-- mas com um intermediário".
A responsável por Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, advertiu na sexta-feira que os entraves impostos pelas forças do governo à chegada da ajuda destinada aos refugiados do campo de Yarmouk, situado no subúrbio-sul de Damasco, poderiam constituir crimes de guerra.
Yarmouk abrigava cerca de 170.000 habitantes antes do início do conflito sírio, em março de 2011. Dezenas de milhares fugiram depois que grupos da oposição armada entraram no campo e as forças do governo atacaram a região.