Mundo

'Sim' vence referendo com 98,1% dos votos e 38,6% de participação no Egito

Governo militar considera resultado uma legitimação popular da derrubada do presidente islâmico Mohamed Morsy

Agência France-Presse
postado em 18/01/2014 15:11
Cairo - O ;Sim; venceu por 98,1%, com 38,6% de participação, o referendo constitucional no Egito, anunciou neste sábado a comissão eleitoral, em um resultado considerado pelo governo militar uma legitimação popular da derrubada do presidente islâmico Mohamed Morsy.

[SAIBAMAIS]O governo estabelecido pelos militares tinha anunciado que consideraria como uma vitória uma taxa de participação superior à do referendo constitucional de 2012, quando Morsy estava no poder (32,9%). Segundo as Forças Armadas, essa "vitória" justificaria nas urnas a destituição e detenção do primeiro presidente eleito de forma democrática no Egito. Os militantes favoráveis a Morsy acusam os militares de terem dado um "golpe de Estado" no dia 3 de julho.

Leia mais notícias em Mundo


O novo e popular homem forte do Egito, general Abdel Fattah al-Sissi, tinha vinculado seu destino à participação nesse referendo, realizado na terça e na quarta-feira, anunciando três dias antes da votação que se candidataria à eleição presidencial de 2014 "se o povo pedir".

A consulta popular se transformou então em um plebiscito, em plena onda de repressão contra os partidários de Morsy, sobretudo a Irmandade Muçulmana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação