Mundo

Oposição síria no exílio vai participar da conferência de paz Genebra II

A conferência é destinada a encontrar uma solução política para a guerra civil na Síria

Agência France-Presse
postado em 18/01/2014 15:29
Istambul - A Coalizão Opositora síria se pronunciou a favor da participação do grupo na conferência de paz Genebra II, durante uma votação realizada neste sábado em Istambul, indicou o grupo.

[SAIBAMAIS]Durante essa votação secreta, 58 membros da Coalizão votaram ;Sim; para a participação, 14 votaram não, dois se abstiveram e um votou em branco, segundo os resultados divulgados pelo grupo.

Essa votação encerrou várias horas de negociações intensas entre os membros da oposição moderada ao presidente sírio Bashar al-Assad, reunidos desde o início da tarde a portas fechadas em um hotel de um subúrbio de Istambul.

Leia mais notícias em Mundo

A Coalizão estava muito dividida em torno da oportunidade de sentar-se à mesa de negociações com os representantes do regime de Damasco, e era pressionada a participar por seus parceiros ocidentais e árabes.

Organizada pelos Estados Unidos e pela Rússia sob a supervisão da ONU, a conferência Genebra II, que deve começar na próxima quarta-feira em Montreux (Suíça), tentará obter um acordo que permita por fim à guerra civil na Síria. O conflito deixou mais de 130.000 mortos e milhões de pessoas foram obrigadas a fugir de suas casas com medo dos confrontos desde março de 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação