Agência France-Presse
postado em 18/01/2014 19:50
Washington - O secretário de Estado americano, John Kerry, elogiou neste sábado a decisão dos líderes da oposição síria de participar da Conferência de Paz "Genebra II". "Foi uma votação corajosa que está no interesse de todo o povo sírio, que sofreu tão horrivelmente sob a brutalidade do regime de (Bashar al) Assad e com uma guerra civil sem fim", declarou Kerry em um comunicado.[SAIBAMAIS]Na nota, ele também classificou a decisão como "um caminho que, em última instância, levará a um melhor futuro para todos os sírios". Kerry disse que estará "junto da oposição síria e da comunidade internacional durante a conferência de paz de 22 de janeiro e todos os dias que vão se seguir".
"Sabemos que o processo será difícil, mas digo ao povo sírio: estaremos do seu lado (...) na busca da liberdade e da dignidade que todos os sírios merecem", acrescentou.
O secretário americano reiterou que seu país "continuará exigindo do regime (de Damasco) que pare de utilizar mísseis Scud, barris de explosivos e armas horríveis contra os civis".
Leia mais notícias em Mundo
Washington "continuará pressionando em favor de um maior acesso humanitário, pela libertação de presos e pelo retorno dos jornalistas e trabalhadores humanitários reféns", acrescentou a nota divulgada pela Departamento de Estado.
O principal objetivo da conferência é lançar uma transição política na Síria e pôr fim à guerra civil que devasta o país. Mais de 130 mil pessoas já morreram no conflito, que também levou ao deslocamento de milhões de sírios.