Mundo

Onda de atentados deixa ao menos 21 mortos em Bagdá neste sábado

Seis ataques foram cometidos com carros-bomba. A violência atingiu os bairros de Mansur, Nahda, Taubchi, Sarafiya e Amriya

Agência France-Presse
postado em 18/01/2014 20:09
Bagdá - Pelo menos 21 pessoas morreram, e mais de 60 ficaram feridas, neste sábado, em sete atentados em Bagdá, informaram fontes médicas e de segurança. Seis ataques foram cometidos com carros-bomba. A violência atingiu os bairros de Mansur, Nahda, Taubchi, Sarafiya e Amriya, por volta das 19h30 (14h30 de Brasília).

[SAIBAMAIS]Um dos ataques foi contra um shopping novo em Mansur, um dos mais chiques no oeste da capital. Pelo menos cinco pessoas morreram no local, e 12 ficaram feridas. Pouco depois do atentado, a área ficou deserta, e as forças de segurança impuseram restrições de deslocamento no bairro.

Um dos carros-bomba explodiu perto do centro de detenção para menores no bairro de Taubchi. O medo de uma fuga em massa levou as autoridades a cercar a zona. Quatro pessoas morreram neste atentado, e 13 ficaram feridas, segundo as autoridades.

Segundo uma fonte do Ministério do Interior, 23 detentos conseguiram fugir. Já a televisão pública Iraqiya informou que as autoridades conseguiram impedir as fugas.

Uma rodoviária e uma ponte também foram atingidas. Na quarta-feira, outras 37 pessoas já haviam sido mortas, e dezenas, ficado feridas, na explosão de nove carros-bomba em Bagdá.

Leia mais notícias em Mundo

Esses últimos episódios acontecem no momento em que as forças do governo estão atoladas em combates no oeste do país para tentar retomar a cidade de Fallujah e bairros de Ramadi das mãos de insurgentes armados. Desde o início de janeiro, mais de 600 pessoas já morreram em ataques semelhantes no Iraque.

A poucos meses das eleições legislativas de abril de 2014, o primeiro-ministro iraquiano,Nuri al-Maliki, pediu uma ação internacional coordenada contra a rede Al-Qaeda e suas afiliadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação