Agência France-Presse
postado em 19/01/2014 17:40
Bangui - Os corpos de pelo menos 50 pessoas foram descobertos e enterrados desde sexta-feira pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha e pela Cruz Vermelha centro-africana, na região entre Bossembélé, Boyali e Boali, no noroeste do país, anunciou a organização humanitária neste domingo.
[SAIBAMAIS]"Nessas últimas 48 horas, as equipes do Comitê e da Cruz Vermelha centro-africana enterraram cerca de 50 corpos" na região, onde os episódios de violência entre as comunidades se multiplicaram desde sexta nas localidades situadas no eixo entre Bangui e a fronteira com Camarões.
"Desde sexta-feira, o Comitê e a Cruz Vermelha centro-africana oferecem os primeiros cuidados no local e evacuaram 25 feridos para a capital, Bangui", de acordo com a nota divulgada.
"Uma boa parte da população, desprovida de qualquer proteção e exposta às represálias, fugiu no meio do mato. Estamos extremamente preocupados com sua sorte", declarou o chefe da delegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Georgios Georgantas, em um comunicado.
Cerca de 100 militares franceses da Operação Sangaris e de unidades da Misca (as forças da União Africana na República Centro-Africana) lançaram na sexta uma operação no eixo entre Bangui e Bossembélé para "acabar com os abusos" e "desmantelar os pontos de controle" na estrada - informaram fontes militares francesas.