Mundo

Cruz Vermelha: mais de 50 mortos desde sexta na República Centro-Africana

Os episódios de violência entre as comunidades ocorrem entre Bangui e a fronteira com Camarões

Agência France-Presse
postado em 19/01/2014 17:40

Um soldado francês participante da 'Operação Sangaris' fica de guarda enquanto muçulmanos se refugiam em uma igreja em Boali, cerca de 100 km ao norte de Bangui. Um novo combate eclodiu na República Central Africano na véspera de um anúncio no domingo dos candidatos que desejam se tornar o novo presidente interino.

Bangui - Os corpos de pelo menos 50 pessoas foram descobertos e enterrados desde sexta-feira pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha e pela Cruz Vermelha centro-africana, na região entre Bossembélé, Boyali e Boali, no noroeste do país, anunciou a organização humanitária neste domingo.



[SAIBAMAIS]"Nessas últimas 48 horas, as equipes do Comitê e da Cruz Vermelha centro-africana enterraram cerca de 50 corpos" na região, onde os episódios de violência entre as comunidades se multiplicaram desde sexta nas localidades situadas no eixo entre Bangui e a fronteira com Camarões.


"Desde sexta-feira, o Comitê e a Cruz Vermelha centro-africana oferecem os primeiros cuidados no local e evacuaram 25 feridos para a capital, Bangui", de acordo com a nota divulgada.

"Uma boa parte da população, desprovida de qualquer proteção e exposta às represálias, fugiu no meio do mato. Estamos extremamente preocupados com sua sorte", declarou o chefe da delegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Georgios Georgantas, em um comunicado.

Cerca de 100 militares franceses da Operação Sangaris e de unidades da Misca (as forças da União Africana na República Centro-Africana) lançaram na sexta uma operação no eixo entre Bangui e Bossembélé para "acabar com os abusos" e "desmantelar os pontos de controle" na estrada - informaram fontes militares francesas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação