Mundo

Irã rejeita condições prévias para participar da conferência Genebra II

O Irã se comprometeu a ter "um papel positivo e construtivo" para colocar fim ao conflito sírio, afirmou no domingo o secretário-geral da ONU, quando anunciou o convite feito a Teerã

Agência France-Presse
postado em 20/01/2014 10:13
Teerã - O Irã, principal aliado regional do regime sírio, participará da conferência de paz Genebra II, mas não aceita as condições prévias para comparecer à mesma, declarou a porta-voz do ministro das Relações Exteriores, Marzieh Afkham, citada pela agência oficial Irna. "Com base no convite oficial (do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon), o Irã participará desta conferência sem condições prévias", declarou a porta-voz.



O Irã se comprometeu a ter "um papel positivo e construtivo" para colocar fim ao conflito sírio, afirmou no domingo Ban, quando anunciou o convite feito a Teerã. No entanto, Washington, Paris e Londres disseram nesta segunda-feira (20/1) que, para poder participar da conferência de paz sobre a Síria prevista para começar na quarta-feira (22/1) , Teerã deveria aceitar o comunicado adotado em Genebra no dia 30 de junho de 2012 que pede um governo de transição na Síria.

Para a Rússia, outro aliado de Damasco, a ausência do Irã na conferência seria "um erro imperdoável". Por sua vez, a oposição síria ameaçou se retirar da conferência se o convite ao Irã se mantiver.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação