Mundo

Trinta pessoas são condenadas à morte no Vietnã, por tráfico de drogas

Outros 59 acusados foram condenados a penas que iam de seis meses de pena suspensa à prisão perpétua

Agência France-Presse
postado em 20/01/2014 13:14
Hanói - Trinta pessoas foram condenadas à morte nesta segunda-feira (20/1) no Vietnã por tráfico de drogas, no maior julgamento vinculado à droga neste país comunista, que envolvia 89 acusados e cerca de duas toneladas de heroína, anunciou um juiz à AFP.

"Foi o maior processo no Vietnã pelo número de acusados, pelo número de penas de morte pronunciadas e pelo volume de heroína", declarou o juiz Ngo Duc à AFP.

A leitura do veredicto foi feita na província de Quang Ninh, no norte do país. Os outros 59 acusados foram condenados a penas que iam de seis meses de pena suspensa à prisão perpétua.



O julgamento durou 17 dias e ocorreu na prisão "devido ao grande número de acusados e à gravidade do caso", segundo o juiz. Os investigadores sustentam que os 89 acusados formavam parte de quatro redes internacionais que transportavam heroína e outras drogas do Laos ao Vietnã e à China desde 2006.

As redes foram desmanteladas em agosto de 2013 pela polícia, que havia detido muitas pessoas e apreendido grandes quantidades de droga, assim como de carros de luxo e armas, segundo a imprensa estatal, que explicou que um dos líderes seguia foragido. "Todos os acusados são vietnamitas, a maior parte de províncias do nordeste" do país, declarou à AFP o secretário judicial Nguyen Trung Hieu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação