Mundo

Programa militar nuclear do Irã será detido, diz Benjamin Netanyahu

O primeiro-ministro israelense denunciou o acordo internacional de Genebra sobre o programa nuclear iraniano assinado no dia 24 de novembro

Agência France-Presse
postado em 21/01/2014 13:27
Netanyahu: um Irã com armas nucleares não apenas colocaria em perigo Israel, mas ameaçaria a paz e a segurança de nossa regiãoJerusalém - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta terça-feira (21/1) que o programa nuclear iraniano "será detido", um dia após a entrada em vigor de um acordo entre Teerã e seis potências diplomáticas. "Um Irã com armas nucleares não apenas colocaria em perigo Israel, mas ameaçaria a paz e a segurança de nossa região", declarou Netanyahu em uma coletiva de imprensa conjunta com seu colega canadense, Stephen Harper.

"Isto daria um guarda-chuva nuclear aos agentes terroristas do Irã e lançaria uma corrida multilateral pelo armamento nuclear no Oriente Médio", acrescentou. "O programa militar nuclear do Irã deve ser detido e será detido", afirmou Netanyahu.



O primeiro-ministro israelense denunciou o acordo internacional de Genebra sobre o programa nuclear iraniano assinado no dia 24 de novembro e que entrou em vigor na segunda-feira (20/1) porque, segundo ele, não impedirá que o regime de Teerã obtenha uma bomba atômica.

Embora sempre tenha negado, o Irã é acusado por Israel de querer adquirir uma capacidade nuclear militar amparando-se em um programa civil. Israel afirmou em diversas ocasiões que não descarta uma operação militar para impedir que Teerã se dote deste tipo de armamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação