Agência France-Presse
postado em 21/01/2014 21:29
Beirute - Pelo menos dez pessoas morreram nesta terça-feira em um bombardeio da Força Aérea síria contra um bairro em poder dos rebeldes em Aleppo, no norte do país, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH)."Um ataque atingiu um posto de ônibus (...) em Jisr al-Hajj", explicou o OSDH, indicando a la morte de dez pessoas nesse bairro do oeste da cidade de Aleppo, em poder dos rebeldes. Um vídeo amador, divulgado pelo OSDH, mostra um grande incêndio.
Bombardeios aéreos também atingiram Al-Ansari, no sudoeste desta cidade, que já foi a capital econômica da Síria, em grande parte devastada por combates e bombardeios desde um ataque rebelde, em julho de 2012.
Um outro vídeo divulgado pelo OSDH mostra um homem carregando uma criança ferida nos braços, fugindo de um prédio danificado no bairro de Al-Ansari. A criança tem um ferimento na cabeça e é possível ver sangue escorrendo por sua face.
Enquanto isso, ainda segundo o OSDH, combatentes do EIIL se recusaram a interromper os combates contra as tropas do regime para lutar contra os rebeldes, como havia ordenado um de seus chefes.
No dia 3 de janeiro, vários grupos rebeldes se voltaram contra o EIIL, revoltados com os abusos atribuídos ao movimento armado e às suas pretensões hegemônicas.
A partir de então, os confrontos entre jihadistas e rebeldes têm sido cada vez mais intensos, beneficiando as tropas do regime.
A guerra na Síria deixou mais de 130.000 mortos e obrigou milhões de pessoas a deixarem suas casas para fugir da violência.