Agência France-Presse
postado em 22/01/2014 13:45
Damasco - A televisão estatal síria exibiu nesta quarta-feira (22/1) o discurso do chefe da oposição Ahmad Jarba na abertura da conferência de paz na Suíça, mostrando em paralelo imagens apresentadas como "crimes terroristas".A televisão não mencionou seu nome e não repetiu suas palavras como fez na maioria das outras intervenções durante a conferência de Genebra II em Montreux. Ela deixou no letreiro na parte inferior da tela as palavras do ministro sírio das Relações Exteriores, Walid Mouallem, que falou antes de Jarba.
A tela estava divida em dois: à direita o discurso de Ahmad Jarba com a menção "Montreux, Suíça" e à esquerda imagens de pessoas mortas e de destruição com o título "Crimes terroristas na Síria".
A emissora usou o mesmo método durante as intervenções dos ministros das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, e da Arábia Saudita, Saud al-Faisal. Estes dois países são os principais aliados da oposição ao regime de Bashar al-Assad.
Durante seus discursos, no lado esquerda da tela eram exibidas execuções sumárias, bombas, poças de sangue, prédios destruídos e corpos, incluindo o de uma criança. Além disso, a agência de notícias oficial SANA criticou o discurso de Saud al-Faisal.
"Em seu discurso, o ministro da família terrorista dos Saud relata uma série de mentiras. Ele divaga e sonha em fazer de Genebra II uma conferência que sirva para suas ilusões". "Seu reino (saudita) contribui (...) para alimentar a crise na Síria, ao apoiar o terrorismo", acrescenta a SANA, afirmando que o ministro saudita está "desconectado da realidade".