Agência France-Presse
postado em 22/01/2014 18:42
Bogotá - Uma operação do Exército colombiano aumentou para 26 o número de guerrilheiros das Farc mortos desde o fim de semana em várias ações, enquanto em Cuba os rebeldes e o governo de Juan Manuel Santos seguem negociando uma solução para o conflito armado. "Cinco guerrilheiros morreram em uma operação em Meta", disse à AFP uma fonte do Exército sobre a operação no centro do país.Com essa operação, na qual foram capturados oito guerrilheiros, chega a 26 o número de integrantes das Farc mortos em confrontos com as forças de segurança em diversos pontos da Colômbia desde domingo. A operação, que contou com a participação da Força Aérea, teve como alvo um acampamento no setor de Vista Hermosa (180 km a sudeste de Bogotá).
Além disso, nesta quarta-feira (22/1) a polícia anunciou a captura de outros dois guerrilheiros das Farc em Arauca, no nordeste, na fronteira com a Venezuela. O presidente colombiano, que está em viagem à Espanha, comemorou a ação militar.
[SAIBAMAIS]"A ofensiva continua. Mas, ao mesmo tempo, estamos buscando negociar para que deixemos de lado esta violência que nos fez sangrar durante 50 anos e desenvolvamos o país sem violência", disse Santos em um fórum em Madri. Para muitos analistas, essas ofensivas têm como objetivo reforçar a imagem de Santos, que vai tentar a reeleição nas eleições presidenciais de 25 de maio.
As negociações de paz, iniciadas em novembro de 2012 em Havana, são realizadas sem que um cessar-fogo bilateral tenha sido estabelecido na Colômbia. Santos acredita que uma medida desse tipo possa servir para que as Farc se fortaleçam militarmente. As Farc têm entre sete e oito mil integrantes e são a guerrilha mais antiga da América Latina, com quase 50 anos.