Agência France-Presse
postado em 23/01/2014 20:23
Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta quinta-feira (23/1) que retomará em 2014 suas avaliações anuais da economia iraniana, suspensas durante vários anos por vontade de Teerã."Há um acordo para realizar uma avaliação (...) no Irã. Houve uma interrupção ao longo dos últimos anos", declarou o porta-voz do Fundo William Murray, acrescentando que uma missão com este objetivo chegará no fim de semana a Teerã.
A cada ano o Fundo realiza uma avaliação oficial da economia dos 188 estados membros, que depois é analisada em um relatório. Contudo, certos países em conflito com a instituição (Argentina, Venezuela) ou em grave crise política (Somália) se negaram a participar do estudo em algumas oportunidades.
O Irã não aceitava uma missão de avaliação do Fundo desde julho de 2011.
[SAIBAMAIS]Contudo, as relações entre Irã e a comunidade internacional melhoraram recentemente, depois que Teerã aceitou suspender seu programa nuclear em troca de um alívio das sanções econômicas que pesam sobre o país.
Segundo Murray, a missão do Fundo tentará identificar os meios para "restabelecer a estabilidade" econômica no país e começar a atacar as "fragilidades recorrentes" que o afetam.
Em novembro, o FMI pediu às autoridades iranianas a combater "a inflação elevada", que se aproxima de 40% ao ano, e "reanimar o crescimento" do país, duramente afetado pelas sanções internacionais.