Agência France-Presse
postado em 24/01/2014 16:26
O papa Francisco recebeu nesta sexta-feira (24/1) em audiência particular no Vaticano o presidente francês François Hollande, com quem abordou o delicado tema da família e da bioética, assim como o conflito na Síria. O encontro a portas fechadas durou 35 minutos.
Foi a primeira vez que Hollande se reuniu com o chefe da Igreja católica em uma audiência privada, na presença de apenas um tradutor. O Papa argentino entende francês, mas não fala fluentemente, segundo as fontes vaticanas.
Durante a reunião, foram abordados temas da atualidade na França como a defesa da dignidade individual, da família e a bioética, segundo breve comunicado do Vaticano.
Também foram examinados temas de carácter internacional, como a pobreza, o desenvolvimento, as imigrações e o meio ambiente, assim como os conflitos no Oriente Médio e em várias regiões da África.
Ao final do encontro, Hollande comentou ter concordado com o Papa sobre os grandes temas internacionais, mas não detalhou se foram abordados temas que irritam os católicos franceses, como a flexibilização do aborto e o projeto de lei que introduz uma forma de eutanásia.
O presidente francês também pediu ao Vaticano que receba a oposição síria, dentro das negociações de paz depois de três anos de conflito na Síria.
"Manifestei o desejo de que o Vaticano receba a Coalizão Nacional Síria", declarou Hollande.
O Vaticano foi convidado a participar na conferência de Genebra sobre a Síria e há dez dias celebrou uma série de reuniões com especialistas católicos, que recomendaram envolver as comunidades de todas as religiões presentes no país no processo de paz, assim como representantes de todos os países da região, incluindo o Irã.
Hollande depois se reuniu com o secretário de Estado vaticano Pietro Parolin.
Ele fez a visita sem a companhia da primeira-dama Valerie Trierweiler. A presença de sua companheira não estava mesmo prevista, embora a viagem coincida com o escândalo provocado pela revelação de que Hollande mantém uma relação com a atriz Julie Gayet.