Mundo

Protesto contra baile da extrema direita em Viena deixa 22 feridos

Três passeatas reuniram mais de seis mil pessoas, segundo a polícia, e dez mil, de acordo com a televisão pública ORF

Agência France-Presse
postado em 25/01/2014 00:01
Viena - Milhares de manifestantes protestaram nesta sexta-feira (24/1) à noite, em Viena, contra o baile anual organizado pelo partido austríaco de ultradireita FPO, em um dos mais famosos palácios da cidade. Segundo um comunicado policial, os protestos terminaram com 17 manifestantes e cinco policiais feridos além de 14 detidos.

Três passeatas reuniram mais de seis mil pessoas, segundo a polícia, e dez mil, de acordo com a televisão pública ORF. Os incidentes foram registrados no final dos protestos. A festa, um antigo baile dos grêmios estudantis de extrema direita, foi organizada no Palácio Imperial de Inverno, o Hofburg.

"Essa noite é para impedir a maior concentração da elite da extrema direita europeia", disse à AFP a porta-voz do grupo Ofensiva contra a Direita, Natascha Strobl.

Este ano, a polícia bloqueou um amplo perímetro ao redor do Hofburg, e mais de 20 mil homens das forças policiais formavam uma dupla barreira contra a multidão.

O Partido Libertário da Áustria (Freiheitliche Partei ;sterreichs - FPO) confirmou seu status de terceira força política do país nas legislativas de setembro de 2013, com 20,5 % dos votos, junto com os dois grandes partidos tradicionais de centro esquerda e centro direita.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação