Mundo

Afeganistão culpa Estados Unidos por bombardeio em janeiro em Parwan

O governo afegão divulgou uma fotografia de 2009 tentando colocá-la como prova do ataque realizado em janeiro deste ano

Agência France-Presse
postado em 26/01/2014 18:05
Cabul - O governo afegão divulgou esta semana uma imagem tirada em 2009 por um fotógrafo da AFP para acusar as forças dos Estados Unidos de serem responsáveis por um bombardeio ocorrido em Parwan em meados de janeiro.

A delegação criada pelo presidente Hamid Karzai para investigar o ataque aéreo, ocorrido dia 15 de janeiro nesta área ao norte de Cabul, divulgou esta semana à imprensa um dossiê com as provas para demonstrar que o ataque foi obra da Otan.

Uma das 14 imagens do dossiê é a de um enterro, dando a entender que se trataria do enterro das vítimas do bombardeio de Parwan.



Contudo, trata-se de uma fotografia feita no dia 4 de setembro de 2009 na província de Kunduz (norte) por um fotógrafo da AFP durante um funeral em memória das vítimas de um bombardeio das forças norte-americanas na qual morreram 70 civis.

A presidência afegã não pôde ser contatada este domingo para responder a perguntas sobre a foto.

O jornal The New York Times, que revelou o caso, também duvida da origem das outras fotografias e fala em uma possível falsificação com o objetivo de "demonizar" os Estados Unidos.

A força internacional da Otan no Afeganistão (Isaf) realizou no dia 15 de janeiro um ataque aéreo em um povoado de Parwan para apoiar suas tropas em terra, que estavam lutando contra os insurgentes talibãs.

A presidência afegã afirmou depois que 12 civis morreram nesse ataque, enquanto a Isaf falou apenas em "vários" mortos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação