postado em 26/01/2014 21:33
Tunes - A Assembleia Constituinte da Tunísia adotou este domingo (26/1) a nova Constituição do país, mais de três anos depois da revolução que desencadeou a Primavera Árabe.Os membros da Assembleia Nacional Constituinte adotaram a Constituição por ampla maioria de 200 votos a favor, 12 contra e 4 abstenções, em uma sessão que foi retransmitida pela televisão.
[SAIBAMAIS]Após a votação, os parlamentares cantaram o hino nacional, levantaram bandeiras da Tunísia e fizeram o sinal da vitória, gritando "fiéis, fiéis ao sangue dos mártires da Revolução", em referência à revolta de janeiro de 2011 que terminou com a queda do presidente Zine El Abidine Ben Ali.
"Nesta Constituição todos os tunisianos e tunisianas se reunirão, esta Constituição protege nossos direitos e põe as bases de um Estado democrático", disse Mustafa Ben Jaafar, presidente da assembleia, pouco antes da votação.
A constituinte foi eleita em outubro de 2011 e deveria aprovar o texto há um ano, mas se atrasou por causa das divergências persistentes entre os islamitas do Ennahda, majoritários, e seus opositores.
A Constituição define um poder executivo com duas lideranças e reduz o papel do islã no país. Também inclui, pela primeira vez no mundo árabe, a paridade entre homens e mulheres nas assembleias.
A adoção do texto coincide com o anúncio, também neste domingo, da composição de um novo governo de independentes que tem a missão de levar o país a eleições legislativas e presidenciais em 2014.