Mundo

Para tentar resolver crise na Ucrânia, primeiro-ministro renuncia do cargo

O Parlamento em Kiev pretende debater uma solução para a crise iniciada há dois meses, quando o governo se negou a assinar um acordo de associação com a UE

Agência France-Presse
postado em 28/01/2014 08:38
Mykola Azarov: hoje, o mais importante é preservar a unidade e a integridade da Ucrânia

Kiev
- O primeiro-ministro da Ucrânia, Mykola Azarov, apresentou nesta terça-feira (28/1) a renúncia ao cargo, em uma tentativa de resolver a crise no país depois de dois meses de protestos. "Tomei a decisão pessoal de solicitar ao presidente da Ucrânia que aceite minha demissão do cargo de primeiro-ministro, com o objetivo de propiciar mais possibilidades de um compromisso político para resolver o conflito pacificamente", afirma Azarov em um comunicado.

"Hoje, o mais importante é preservar a unidade e a integridade da Ucrânia. Isto é muito mais importante que qualquer planou ou ambição pessoal. Por isto, tomei esta decisão", completou. Azarov anunciou a renúncia no momento de uma sessão especial do Parlamento em Kiev, que pretende debater uma solução para a crise iniciada há dois meses, quando o governo se negou a assinar um acordo de associação com a UE, para uma aproximação com a Rússia.



Entre as medidas que devem ser abordadas pelo Parlamento está o fim das medidas rígidas contra os protestos, que provocaram a revolta dos opositores. Os deputados suspenderam a sessão pouco depois do início para um debate sobre a agenda do dia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação