Agência France-Presse
postado em 28/01/2014 13:27
Kosovka Mitrovica - Um dirigente político dos sérvios do Norte de Kosovo, Oliver Ivanovic, foi detido nesta terça-feira (28/1) por suspeitas de envolvimento em crimes de guerra cometidos durante o conflito sérvio-kosovar de 1998-99, informou uma fonte oficial. Um juiz internacional decidiu nesta terça-feira (28) aceitar o pedido do promotor da Missão da Polícia e Justiça da União Europeia em Kosovo (Eulex), que na segunda-feira ouviu o depoimento de Ivanovic na presença de seu advogado.Ivanovic, de 60 anos, é suspeito de dois crimes "cometidos em 1999 e em 2000 e cujas vítimas eram albaneses", afirmou à AFP Nebojsa Vlajic, a advogada do dirigente sérvio. Ele foi levado para uma prisão em Pristina. Segundo a imprensa kosovar, Ivanovic é suspeito de torturas e do assassinato de albaneses.
Oliver Ivanovic, de 60 anos, ex-secretário de Estado sérvio para Kosovo, foi eleito vereador no norte de Kosovska Mitrovica, onde os sérvios são majoritários, em uma lista independente nas eleições municipais do fim de 2013.
"Temos motivos para pensar que a detenção de Ivanovic e as acusações das quais é objeto constituem uma pressão política. Os vereadores eleitos em sua lista devem renunciar sem dúvida hoje", declarou à AFP Ksenija Bozovic, uma pessoa ligada a Ivanovic.