Agência France-Presse
postado em 28/01/2014 20:16
La Paz - Um deslizamento provocado por chuvas intensas em um povoado amazônico da Bolívia deixou um total de dez mortos, segundo um novo registro da prefeitura do local, após a declaração de emergência por temporais em todo o país."Estamos neste momento retirando o corpo de um marinheiro que estava ajudando (nos trabalhos de resgate). Com ele, o número de mortos chega a dez. Estamos consternados", disse o prefeito de Rurrenabaque, Yerko Núñez.
O deslizamento aconteceu no sábado "depois de 12 horas de chuva intensa", afirmou o prefeito, entrevistado pelo canal privado de TV Red Uno.
Dos dez mortos, quatro são marinheiros que participavam dos primeiros trabalhos de resgate, após o acidente na madrugada de sábado em Rurrenabaque, de 14.000 habitantes, que vivem principalmente do turismo.
A diretor de Educação da prefeitura de Rurrenabaque, José Luis Andia, informou à AFP que quando o último falecido foi encontrado "foram suspensas as tarefas de resgate porque não existem mais informações que ainda haja pessoas falecidas".
[SAIBAMAIS]O registro final de óbitos também levou o governo a declarar emergência nacional na segunda-feira, devido aos fortes temporais que deixaram no total 20.000 famílias afetadas em todo o país.
A temporada de chuvas na Bolívia se estende durante cinco meses, do final de setembro até fevereiro.
Segundo registros extraoficiais de veículos locais, as chuvas causaram 41 mortes até agora.