Mundo

Criminosos queimam ônibus depois de operação do Exército Guadalajara

Dezenas de militares, apoiados por um helicóptero, foram mobilizados durante a madrugada desta quinta no município de Zapopan, que faz parte da região metropolitana de Guadalajara

Agência France-Presse
postado em 30/01/2014 17:03
Guadalajara - Militares mexicanos realizavam nesta quinta-feira (30/1) uma operação contra o crime organizado em Guadalajara (oeste), segunda maior cidade do país, onde homens armados incendiaram ônibus em resposta, informaram autoridades.

Dezenas de militares, apoiados por um helicóptero, foram mobilizados durante a madrugada desta quinta no município de Zapopan, que faz parte da região metropolitana de Guadalajara (4,5 milhões de habitantes).

"É uma operação contra o crime organizado, uma investigação que estamos realizando. Temos pessoas detidas", disse à AFP um comandante militar que pediu para não ser identificado.

Leia mais notícias em Mundo

Os soldados interditaram as ruas em diferentes pontos do bairro Villa Universidad (Zapopan). Cerca de duas horas depois de iniciada a mobilização militar, autoridades municipais confirmaram que pelo menos três ônibus tinham sido incendiados por homens armados ao sul da cidade, situada 556 km a noroeste da Cidade do México.

"Os ônibus incendiados correspondem a uma reação dos criminosos depois da operação" militar, indicou no Twitter o governo do estado de Jalisco, que tem Guadalajara como capital.

O governo mexicano ainda não divulgou os resultados da operação. O tráfico de drogas na região é controlado pelo cartel Jalisco Nova Geração.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação