Washington - Os Estados Unidos vão pedir a pena de morte para Dzhokhar Tsarnaev, acusado de ser um dos autores do atentado contra a Maratona de Boston, afirmou o procurador-geral Eric Holder nesta quinta-feira.
"A natureza da conduta em questão e o dano resultante levam a esta decisão", indicou Holder em um comunicado sobre a acusação do estudante de 20 anos, um cidadão americano nascido em uma família da Chechênia.
"Depois de ter examinado os fatos, a legislação vigente e os elementos apresentados pelo advogado do acusado, decidi que os Estados Unidos solicitarão a pena de morte nesse caso", escreveu Holder, em um comunicado.
Leia mais notícias em Mundo
Duas bombas artesanais que teriam sido fabricadas por Dzhokhar Tsarnaev e seu irmão Tamerlan - de 26 anos, falecido posteriormente - explodiram perto da linha de chegada da maratona de Boston, deixando três mortos e 264 feridos.
Os dois irmãos muçulmanos de origem chechena também mataram um policial algumas horas mais tarde, quando tentavam fugir da perseguição que durou quatro dias. Dzhokhar se declarou inocente das 30 acusações federais. Se for considerado culpado, ele pode ser condenado à prisão perpétua ou à pena de morte por pelo menos 17 dessas acusações.
Essas acusações incluem uso de armas de destruição em massa que resultou em morte, conspiração, além de bombardear um lugar público, causando a morte, assim como roubo de carro com violência.