Mundo

Exército pede ao presidente medidas de emergência para estabilizar Ucrânia

O movimento de protesto começou no final de novembro, depois da decisão repentina de Viktor Yanukovytch de desistir de assinar um acordo de associação com a UE

Agência France-Presse
postado em 31/01/2014 08:47
Manifestantes acampam na Praça da Independência, no centro de Kiev
Kiev
- O exército ucraniano pediu nesta sexta-feira (31/1) ao presidente Viktor Yanukovytch que adote "medidas de emergência" para "estabilizar" a situação no país, em um comunicado publicado no site oficial do ministério da Defesa. "Os militares e os (outros) funcionários do ministério da Defesa pediram ao comandante supremo do exército (o chefe de Estado) que adote medidas de emergência no marco da legislação atual para estabilizar a situação no país", cenário há mais de dois meses de manifestações sem precedentes contra o governo, afirma a nota.



"Os militares e os (outros) funcionários do ministério da Defesa consideram inaceitável a tomada de edifícios públicos e as tentativas de impedir que o poder cumpra suas funções, advertindo que uma escalada da contestação ameaça a integridade territorial da Ucrânia", completa o comunicado.

O movimento de protesto começou no final de novembro, depois da decisão repentina de Yanukovytch de desistir de assinar um acordo de associação com a UE, negociado durante meses, em troca de uma aproximação com a Rússia, que concedeu um crédito de 15 bilhões de dólares e uma redução do preço do gás a Kiev.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação