Mundo

Ex-prefeito de Nova York é nomeado enviado especial para o clima da ONU

Durante o mandato de Michael Bloomberg, a cidade ganhou táxis híbridos e vários quilômetros de ciclovias

Agência France-Presse
postado em 31/01/2014 19:26
Nações Unidas - As Nações Unidas nomearam nesta sexta-feira (31/1) o ex-prefeito da cidade de Nova York, Michael Bloomberg, enviado especial para as cidades e as mudanças climáticas.

O bilionário da mídia ajudará o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, "a promover vontade política e mobilizar a ação entre cidades como parte de sua estratégia de longo prazo para os esforços avançados sobre as mudanças climáticas", destacou a ONU em um comunicado.

Ban está organizando uma grande conferência climática em 23 de setembro, em Nova York, e tem emitido alertas sobre o impacto das temperaturas em elevação.

Bloomberg deixou o cargo de prefeito de Nova York em 1; de janeiro, depois de 12 anos, período durante o qual introduziu um plano para reduzir as emissões da cidade em 30% até 2030.

Leia em mais notícias em Mundo

Durante seu mandato, a cidade ganhou táxis híbridos e vários quilômetros de ciclovias.

Bloomberg já chefia o Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima, uma rede de grandes cidades ao redor do mundo, que atua para reduzir os gases de efeito estufa. O grupo vai se encontrar na semana que vem em Johannesburgo.

A nomeação de Bloomberg foi imediatamente saudada pelo presidente do Banco Mundial Jim Yong Kim como um "grande impulso" aos esforços para combater as mudanças climáticas.

[SAIBAMAIS]Kim disse que construir cidades de baixo de carbono será crucial para os esforços destinados a conter o aquecimento global.

"O enviado especial da ONU para cidades e mudanças climáticas precisa ser um visionário que pressione para que sejam alcançadas metas ambiciosas o mais rapidamente possível", disse Kim.

Ban tem outros dois enviados climáticos: o ex-presidente de Gana, John Kufuor, e o ex-primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação