Agência France-Presse
postado em 01/02/2014 10:55
Cartum - As autoridades sudanesas ordenaram à Cruz Vermelha que suspenda as atividades no Sudão, anunciou neste sábado a organização à AFP. "Recebemos uma carta oficial da Comissão de Ajuda Humanitária (organismo governamental) informando sobre a suspensão de nossas atividades a partir de hoje, 1 de fevereiro", declarou o porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no Sudão, Rafiullah Qureshi. "Nossas atividades foram suspensas", completou.
A Comissão de Ajuda Humanitária mencionou "vários problemas técnicos" relacionados com os projetos que o CICV pretende realizar este ano, disse Qureshi.
Leia mais notícias em Mundo
O CICV atua como intermediário neutro no Sudão. Em 2012 e 2013 facilitou a saída de dezenas de pessoas da província de Darfur, incluindo prisioneiros de guerra liberados pelas autoridades, trabalhadores estrangeiros, integrantes das Forças Armadas sudanesas e outras pessoas capturadas por grupos armados.
A organização ajudou mais de 1,5 milhão de pessoas nas regiões do Sudão devastadas pela violência, proporcionando atendimento médico, alimentos, sementes, ferramentas e bombas de água, recordou Qureshi.
Apesar da suspensão dos projetos do CICV, os quase 700 funcionários locais e internacionais permanecerão nos escritórios da organização à espera da abertura "nos próximos dias" de negociações com as autoridades, disse o porta-voz. "O objetivo é retomar o quanto antes nossas atividades para ajudar as vítimas dos conflitos armados", afirmou Qureshi.