Mundo

Após Genebra, Irã recebe primeiro desembolso de 550 milhões de dólares

O acordo prevê a suspensão parcial das sanções ocidentais e o desbloqueio de 4,2 bilhões de dólares de bens do Irã bloqueados no exterior, em troca da suspensão de parte das atividades nucleares iranianas

Agência France-Presse
postado em 01/02/2014 21:39
Teerã - Quinhentos e cinquenta milhões de dólares foram depositados em uma conta bancária na Suíça na primeira fase de desbloqueio dos bens do Irã congelados no exterior, declarou neste sábado o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Abas Araghchi.

[SAIBAMAIS]"Um primeiro pacote de 550 milhões de dólares foi depositado em uma conta bancária suíça. Todas as medidas foram cumpridas conforme o acordo (de Genebra)", declarou Araghchi, citado pela agência de notícias Isna.

O acordo de Genebra, concluído em 24 de novembro passado, entre o Irã e os países do grupo 5%2b1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha) prevê, por um período de seis meses, a suspensão parcial das sanções ocidentais e o desbloqueio de 4,2 bilhões de dólares de bens do Irã bloqueados no exterior, em troca da suspensão de parte das atividades nucleares iranianas.

Leia mais notícias em Mundo

Conforme o acordo, que entrou em vigor em 20 de janeiro, o Irã suspendeu seu enriquecimento de urânio em 20% e começou a transformar seus depósitos de urânio em 20% em combustível nuclear ou em urânio enriquecido a 5%.

Em troca, os países ocidentais começaram a aliviar as sanções econômicas impostas a Teerã. O Irã e os países do grupo 5%2b1 retomarão as negociações em 19 de fevereiro com a finalidade de concluir um acordo definitivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação