Mundo

Israel suspende transferências de recursos públicos às colônias

As colônias da Cisjordânia receberam recursos públicos para compensar as perdas que sofreram durante o congelamento da colonização em 2009/10

Agência France-Presse
postado em 02/02/2014 11:59
Jerusalém - O ministro israelense das Finanças, Yair Lapid, decidiu suspender todas as transferências de recursos públicos destinados às colônias da Cisjordânia até o fim de uma investigação sobre sua utilização.

[SAIBAMAIS]"Após as informações divulgadas pelo Channel 2 e as informações adicionais que chegaram ao ministério das Finanças, segundo as quais os recursos destinados às colônias foram transferidos ilegalmente ao Conselho Yesha (principal organização representativa dos colonos), o ministro das Finanças anunciou que decidiu interromper todos os pagamentos às colônias para examinar o tema", afirma um comunicado da pasta.

"Aparentemente, os fundos não foram utilizados com seu fim original, como a segurança, a manutenção das escolas e creches, mas foram supostamente transferidos de forma ilegal ao Conselho Yesha que os teria utilizado com fins políticos, em particular para atividades contra as políticas do governo", explica a nota.

As colônias da Cisjordânia receberam recursos públicos para compensar as perdas que sofreram durante o congelamento da colonização em 2009/10, segundo o ministério.

Leia mais notícias em Mundo

De acordo com o Centro para a Renovação da Democracia Israelense (Molad), o governo transferiu 148 milhões de shekels (42,5 milhões de dólares) às autoridades locais das colônias da Cisjordânia como forma de compensação pelos impostos sobre os bens imóveis que não foram recebidos em consequência da suspensão das construções durante nove meses.

Yair Lapid pediu aos funcionários do ministério das Finanças que investiguem a questão e entreguem as conclusões dentro de uma semana. A decisão do ministro das Finanças acontece em plena campanha internacional contra a colonização. Na quinta-feira, a atriz americana Scarlett Johansson renunciou ao posto de embaixadora da ONG britânica Oxfam, considerada "incompatível" com a propaganda que faz para a empresa israelense SodaStream, implantada no território palestino ocupado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação