Mundo

Costarriquenhos votam, neste domingo, em eleições com resultado incerto

Cerca de 3,1 milhões de eleitores foram convocados às urnas para designar o substituto de Laura Chinchilla, a primeira mulher presidente da história da Costa Rica

Agência France-Presse
postado em 02/02/2014 12:13

San José - Os costarriquenhos começaram a votar neste domingo para eleger o presidente em eleições incertas e apertadas, com a direita no governo e uma esquerda emergente representadas por quatro candidatos que disputam duas vagas para um provável segundo turno.

[SAIBAMAIS]Cerca de 3,1 milhões de eleitores foram convocados às urnas para designar o substituto de Laura Chinchilla, a primeira mulher presidente da história da Costa Rica, e eleger os 57 deputados do Congresso, para os próximos quatro anos, em uma jornada que começou às 06h00 locais (10h00 de Brasília).

Johny Araya, prefeito da capital San José por mais de duas décadas, tenta, aos 56 anos, levar ao terceiro mandato consecutivo o Partido da Libertação Nacional (PLN), formação social-democrata que deu uma guinada para a direita.

"Estamos certos de que vamos superar este grande desafio de vencer no primeiro turno. O PLN vai recuperar suas raízes social-democratas, sua vocação social", declarou Araya quando acompanhava a esposa para votar.

Leia mais notícias em Mundo

Suas aspirações são seriamente ameaçadas, segundo as pesquisas, pelo deputado e ambientalista de 36 anos José María Villalta, da Frente Ampla (FA), que, pela primeira vez, dá à esquerda uma chance de vitória na conservadora Costa Rica.

Villalta saiu cedo de casa, antes da abertura das urnas, para caminhar pelo seu bairro, no leste de San José, e, depois, para comprar pão. "Temos uma grande oportunidade hoje. Vamos votar em massa", declarou à imprensa.

Villalta e Araya são seguidos de perto pelo historiador Luis Guillermo Solís, de 55 anos, do Partido Ação Cidadã (PAC, centro), e pelo empresário Otto Guevara, de 53, do Movimento Libertário (ML, direita). A disputa nos últimos dias de campanha foi para convencer os cerca de 30% de indecisos, o que torna o resultado ainda mais difícil de prever.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação