Mundo

Salvadorenhos votam pela continuidade da esquerda ou pela volta da direita

No total, 4,9 milhões de eleitores foram convocados a eleger o substituto do presidente Mauricio Funes

Agência France-Presse
postado em 02/02/2014 12:41
San Salvador - Os salvadorenhos começaram a votar neste domingo para decidir se mantêm no poder o partido oriundo da guerrilha de esquerda da década de 80 ou se trazem de volta a direita, em eleições com grandes chances de segundo turno.

[SAIBAMAIS]Sob um forte aparato de segurança de policiais e militares, os centros de votação foram abertos às 07h00 locais (11h00 de Brasília) com um ato no qual o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral (STE), Eugenio Chicas, pediu: "Vamos todos votar, a transparência está garantida".

No total, 4,9 milhões de eleitores foram convocados a eleger o substituto do presidente Mauricio Funes, primeiro presidente de esquerda da história do país, entre cinco candidatos, com os representantes da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN, esquerda) e da Aliança Republicana Nacionalista (Arena, direita) como favoritos.

Leia mais notícias em Mundo


O candidato do FMLN, o ex-guerrilheiro e atual vice-presidente Salvador Sánchez Cerén, um ex-professor de 69 anos, tem a liderança nas preferências, seguido de perto pelo prefeito da capital, Norman Quijano, um odontologista de 67 anos.

Em uma distante terceira posição, à frente de uma formação de centro-direita, está o ex-presidente Antonio Saca (2004-2009). O futuro mandatário, que assumirá em 1; de junho para um mandato de cinco anos, terá de enfrentar as gangues, que controlam bairros inteiros e fazem deste país um dos mais violentos do mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação