Mundo

Milhares de manifestantes exigem libertação de 'presos políticos' em Moscou

Algumas bandeiras ucranianas eram agitadas, em apoio ao movimento de revolta contra o governo na ex-república soviética, ligado a Moscou

Agência France-Presse
postado em 02/02/2014 18:08
Moscou - Milhares de pessoas participaram de um protesto neste domingo no centro de Moscou para exigir a libertação de "presos políticos" que estão detidos desde 2012 após um ato contra o presidente Vladimir Putin.
Entre 2 mil pessoas, segundo a polícia, e mais de 10 mil de acordo com os organizadores, participaram da passeata pacífica

Organizações opositoras liberais e a Frente de Esquerda russa haviam convocado esta manifestação, da Praça Pushkin à Praça Turgueniev, no centro de Moscou.

Leia mais notícias em Mundo


Entre 2.000 pessoas, segundo a Polícia, e mais de 10.000, de acordo com os organizadores, participaram da passeata pacífica, exibindo imagens das pessoas encarceradas. "Liberdade para os presos políticos", indicava uma grande faixa à frente da passeata.

Algumas bandeiras ucranianas eram agitadas, em apoio ao movimento de revolta contra o governo na ex-república soviética, ligado a Moscou.

Um jornalista da AFP havia visto antes do ato centenas de homens das forças de segurança em caminhões, tomando posição ao longo do trajeto.

Oito pessoas, detidas depois dos confrontos com a polícia durante um protesto contra Vladimir Putin, em junho de 2012, correm risco de serem condenadas a penas de cinco a seis anos de prisão pelas acusações de "distúrbios" e "violência contra representantes da força pública".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação