Mundo

ONU precisa de US$ 1,27 bilhão para operação humanitária no Sudão do Sul

O valor de 1,27 bilhão de dólares cobrirá até junho as necessidades mais urgentes dos civis, sobretudo dos deslocados e dos refugiados nos países vizinhos

Agência France-Presse
postado em 04/02/2014 12:39
Juba - A ONU informou que necessita de 1,27 bilhão de dólares (940 milhões de euros) para operações humanitárias e para as das ONGs no Sudão do Sul, e para ajudar 3,2 milhões de pessoas afetadas pela guerra que explodiu em dezembro.

[SAIBAMAIS]"A prioridade é salvar vidas agora e buscar a maneira de que tenhamos comida, medicamentos e outros produtos vitais para que as agências humanitárias possam ter acesso a eles facilmente antes que as chuvas cheguem e não seja possível circular pelas estradas", declarou Toby Lanzer, chefe das operações humanitárias da ONU no Sudão do Sul. O valor de 1,27 bilhão de dólares cobrirá até junho as necessidades mais urgentes dos civis, sobretudo dos deslocados e dos refugiados nos países vizinhos, indicou a ONU, ressaltando que a população sul-sudanesa perdeu parte de seus meios de subsistência.



A guerra no Sudão do Sul deixou milhares de mortos e 900 mil deslocados. Os combates começaram na capital, Juba, entre soldados leais ao governo e militares partidários do ex-vice-presidente Riek Machar, destituído em julho, e rapidamente se estenderam a outras regiões do país. No dia 24 de janeiro, o governo e os seguidores de Machar assinaram um cessar-fogo, mas as duas partes se acusam de violar a trégua.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação