Agência France-Presse
postado em 05/02/2014 12:49
Teerã - O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, criticou nesta quarta-feira (5/2) as declarações sem valor de uma funcionária americana de alto escalão, que afirmou que uma parte das instalações nucleares iranianas não eram necessárias para uso civil.As autoridades americanas "devem parar de falar de coisas impossíveis (...). Aqueles que conhecem os objetivos pacíficos de nosso programa nuclear sabem que não negociaremos sobre as instalações", declarou Zarif quando perguntado sobre as declarações da número três do departamento de Estado americano, Wendy Sherman, informaram as agências Irna e Isna.
Durante uma audiência no Senado dos Estados Unidos, Sherman, que lidera a delegação americana no grupo 5%2b1, afirmou na terça-feira (4/2) que o Irã "não precisava da usina de enriquecimento subterrânea e fortificada de Fordo (...) e do reator de água pesada de Arak para ter um programa nuclear civil".
O Irã e o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) devem retomar nos dias 18 e 19 de fevereiro as negociações para chegar a um acordo final sobre o programa nuclear do Irã. Em virtude de um acordo provisório assinado em novembro em Genebra e que entrou em vigor no dia 20 de janeiro, a comunidade internacional levantou uma parte das sanções econômicas contra o Irã em troca de uma suspensão parcial das atividades nucleares.